segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O maior espectáculo político do mundo

As eleições primárias norte-americanas começam hoje no Iowa. O caucus naquele Estado é o pontapé de saída para encontrar o substituto de Barack Obama na Casa Branca. Os republicanos apresentam-se com 12 candidatos, sendo que, no Verão passado foram 16. No entanto, alguns desistiram e é provável que mais venham a abandonar após a realização das três primárias marcadas para o mês de Fevereiro no Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul. 

Nos democratas e republicanos há dois candidatos que se destacam dos restantes. À esquerda temos Bernie Sanders e Hillary Clinton, enquanto na direita os favoritos são Donald Trump e Ted Cruz com Marco Rubio bem posicionado na terceira posição. 

Os outros concorrentes republicanos podem vir a ser úteis no final das primárias, já que, os delegados conquistados serão úteis para qualquer um dos favoritos garantir a nomeação na Convenção republicana. 

A corrida democrata também será interessante de acompanhar, mas Hillary Clinton tem condições para conquistar os delegados necessários antes do Verão, sendo que, os resultados de Bernie Sanders em Fevereiro também ditam o seu futuro na campanha. O senador do Vermont tem vantagem nas sondagens no New Hampshire. 

As eleições acontecem num ano em que o Presidente Barack Obama está empenhado na luta contra o terrorismo, em derrubar Bashar Al-Assad do poder na Síria e procurar entendimentos com o Irão. 

Sem comentários:

Share Button