sábado, 6 de fevereiro de 2016

Figuras da Semana

Por Cima

Ted Cruz - O republicano venceu o Caucus no Iowa, embora com uma curta vantagem sobre Donald Trump e Marco Rubio. No entanto, a vitória promete mudanças nas sondagens no New Hampshire. O senador do Texas tem sido a grande figura positiva da campanha eleitoral, pelo que, o resultado não é surpreendente. Cruz e Rubio são os únicos republicanos e mesmo comparando com os concorrentes democratas, com capacidade para evoluírem ao longo das primárias. Tenho a certeza que ainda não conhecemos todas as ideias do vencedor. 

No Meio

António Costa -  O Orçamento de Estado para 2016 deverá ser aprovado, mas, nos últimos anos nunca tivemos um documento que causasse problemas. Os avisos de Bruxelas são para ser levados a sério, mesmo que os partidos que apoiam o PS pretendam romper com a ditadura europeia. O problema do primeiro-ministro é ter que levar constantemente com as críticas de Bloco de Esquerda ou Partido Comunista Português. Neste momento, Costa ainda não conseguiu unir as forças que o ajudaram a chegar ao poder. 

Em Baixo

Donald Trump - A derrota no Iowa não é o único factor negativo da semana. O empresário acusou Ted Cruz de fraude eleitoral no caucus e pretende a repetição do escrutínio. Trump não se deveria focar apenas no vencedor porque esteve quase a perder o segundo lugar para Marco Rubio, o que seria humilhante. O mau perder tem tido efeitos negativos nas sondagens. As primárias do New Hampshire são decisivas, já que, lidera as sondagens. Em caso de derrota, a Carolina do Sul é a última oportunidade. 


Sem comentários:

Share Button