quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Donald e Bernie são os homens do momento

As vitórias de Donald Trump e Bernie Sanders no New Hampshire revelam que as eleições norte-americanas vão ser disputadas até ao fim, mesmo com o favoritismo de Hillary Clinton nos democratas. Não acredito que Bernie Sanders vença a nomeação, mas vai obrigar a ex-primeira-dama a falar verdade relativamente aos valores, mas também sobre os vários escândalos que surgiram. Hillary Clinton tem mostrado poucas ideias porque sente que tem a eleição na mão. 

Nos republicanos todos temem Donald Trump, mas ninguém quer o conservadorismo de Ted Cruz na Casa Branca, pelo que, Marco Rubio é o homem preferido das elites. No entanto, o mau resultado no New Hampshire volta a colocar o senador da Florida em baixo. Rubio não tem rival à altura, pelo que, o establishment republicano vai ter de o apoiar mesmo que venham mais derrotas. John Kasich e Jeb Bush não estão à altura do desafio e devem desistir pelo menos durante o mês de Março. 

O principal aspecto da segunda noite eleitoral é o ressurgimento de Trump e Sanders. Os dois candidatos anti-sistema, com pouca ideologia, mas sendo homens de sucesso, regressaram à lutar, em particular o republicano. A vitória no New Hampshire vai trazer mais dinheiro para a campanha. Nesta altura, todos imaginam como seria a eleição geral entre os dois concorrentes. No entanto, ninguém tem uma resposta para a pergunta.  

Sem comentários:

Share Button