Etiquetas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O primeiro confronto entre Ted Cruz e Marco Rubio


A campanha para as presidenciais norte-americanas tem início no dia 1 e 9 de Fevereiro no Iowa e New Hampshire. Ainda falta um mês, mas os candidatos já estão nos dois Estados para conquistarem o maior número de votos. 

O tema do combate ao terrorismo e a segurança interna será uma constante ao longo das primárias, mas também na eleição geral em Novembro. Neste aspecto existem diferenças substanciais, sobretudo entre os republicanos, o que vai enriquecer o debate no mês que falta para as primeiras eleições. As posições dos favoritos Ted Cruz e Marco Rubio são diferentes, pelo que, os eleitores não terão dificuldade em votar. Tal como acontece com Trump, os concorrentes assumem as convicções ideológicas e pessoais sem medo. 

A eleição republicana no Iowa e New Hampshire deverá ser decidida entre Cruz, Rubio e Trump. Os senadores do Texas e Florida estão em campos opostos relativamente à forma como os Estados Unidos devem intervir na Síria, bem como na vigilância aos potenciais terroristas em território norte-americano. 

Ted Cruz defende a manutenção de Assad no poder, enquanto Marco Rubio pretende a saída do ditador. No plano interno, o senador da Florida exige maior controlo na vigilância, admitindo restringir algumas liberdades. Estamos perante um debate interessante que também se coloca na Europa. Nota-se que os candidatos não tratam o assunto com meias palavras. 

Neste momento a saída de Assad não resolve nada além de só criar problemas na região e aumentar a influência do Estado Islâmico. Os Estados Unidos também não têm o direito de decidir o futuro político do país, sendo que a Rússia e as potências regionais não irão aceitar decisões provenientes da Casa Branca. No entanto, é necessário continuar a ofensiva militar contra os grupos terroristas. Por fim, as liberdades dos cidadãos podem e devem sofrer alterações por motivos de força maior, como acontece quando estamos perante uma ameaça terrorista. 

Os eleitores republicanos do Iowa e New Hampshire já sabem como escolher dentro de um mês. A opção só pode recair em Ted Cruz ou Marco Rubio. 

Sem comentários:

Share Button