terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Marcelo já fala como Presidente da República

O único debate entre todos os candidatos acabou por ficar marcado pela ausência de Maria de Belém, que cancelou toda a actividade política devido à morte de Almeida Santos. 

Os candidatos presentes responderam às perguntas mais ou menos complicadas. Não houve um vencedor porque o número de concorrentes não permite uma análise deste tipo, mas sempre se pode adiantar que Sampaio da Nóvoa não conseguiu novamente deitar abaixo o principal adversário, já que, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu bem às críticas do antigo reitor da Universidade de Lisboa. No entanto, Nóvoa ganhou pontos pelo facto de Maria de Belém ter optado por não comparecer ao confronto pelas razões conhecidas. 

Nota-se uma tentativa de Marcelo Rebelo de Sousa para se aproximar do actual governo, quiçá, já para descansar António Costa a partir de Domingo. O professor falou como Presidente da República e não na pele de candidato, por muito que isso custe a Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto. O independente socialista tentou atacar o ex-comentador, como fizeram os restantes concorrentes, embora sem o conseguirem. 

Por fim, a atitude negativa de Cândido Ferreira ao colocar tudo e todos em causa, em particular a licenciatura de Sampaio da Nóvoa por via de um simples papel. Por esta razão não teve o espaço nas televisões como pretendia. Jorge Sequeira e Vitorino Silva não têm qualidade política e o discurso que apresentam parece brincadeira, mas não chegam ao baixo nível de Cândido Ferreira. Felizmente, a partir de Domingo vamos deixar de ouvir o concorrente. Uma nota para Edgar Silva e Marisa Matias que não conseguem livrar-se dos discursos partidários. 

Notas:  Henrique Neto 3, Sampaio da Nóvoa 3, Cândido Ferreira 0, Edgar Silva 2, Jorge Sequeira 2, Vitorino Silva 2, Marisa Matias 4, Marcelo Rebelo de Sousa 4, Paulo Morais 3

P-S: A candidata Maria de Belém não esteve no debate, pelo que, os pontos atribuídos hoje não serão contabilizados na contagem final, no caso da socialista ser prejudicada ou beneficiada. Os concorrentes Jorge Sequeira, Cândido Ferreira e Vitorino Silva também não vão a jogo. As pontuações atribuídas e o resultado das sondagens serão divulgadas amanhã. 


Sem comentários:

Share Button