sábado, 9 de janeiro de 2016

Debates presidenciais: Maria de Belém vs Sampaio da Nóvoa

O debate entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém foi condicionado pela declaração de apoio a Carlos César ao antigo reitor da Universidade de Lisboa. A partir de agora começa a especulação sobre a participação de António Costa nesta intenção revelada pelo Presidente do partido. Aliás, o facto de Maria de Belém não se ter mostrado surpreendido diz tudo. O aparelho de Costa está com Sampaio da Nóvoa, pelo que, não será de estranhar uma maior mobilização junto da campanha do docente. 
A única novidade neste debate foi esta situação. Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém não mudaram o discurso, sobretudo após o confronto com o principal adversário dos dois. Não existem muitas diferenças entre os dois candidatos da área socialista. Apenas Maria de Belém é uma socialista, já que o reitor parece um liberal que congrega várias tendências. O próprio admitiu a integração de várias ideologias na sua campanha. 

A outra evidência é a colagem de Sampaio da Nóvoa ao discurso do governo, o que confere mais um argumento para pensar no apoio de António Costa. No entanto, não acredito que o docente acredite naquilo que está a dizer, embora sejam ideias vagas. 

Após o encerramento dos debates as duas candidaturas enfrentam o duro teste da mobilização na rua. Nesse aspecto não vão conseguir vencer Marcelo Rebelo de Sousa

Notas: Maria de Belém 3 Sampaio da Nóvoa 3

Sem comentários:

Share Button