quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Personalidade do ano 2015


O primeiro-ministro britânico, David Cameron, é a personalidade do ano para o OLHAR DIREITO. A escolha deve-se à categórica vitória nas eleições legislativas de Maio, que acabaram por reforçar o poder dos conservadores, mas dividir os restantes partidos da oposição, em particular o Labour. No entanto, a acção política de Cameron foi muito mais além do que ser reconduzido no cargo com uma maioria absoluta de 331 deputados no parlamento. 

No próximo ano deverá ter lugar o referendo britânico sobre a manutenção na União Europeia. O escrutínio popular só acontece em 2016, mas as negociações já estão a ser trabalhadas com os responsáveis políticos. Numa altura em que o poder de François Hollande na França está diminuído depois da vitória da Frente Nacional nas regionais em França. O líder britânico tem o condão de colocar em causa a actual situação na União Europeia. Isto é, As políticas europeias que levaram à crise financeira, ao aumento do terrorismo e à falta de solidariedade estão a ser postas em causa devido à acção do Reino Unido. O momento é o melhor porque a Alemanha está sozinha e precisa de um aliado, mas não é esse o papel que Cameron pretende apesar de chantagem relativamente a uma aproximação com Washington. 

David Cameron é o único líder, além de Angela Merkel, que recolhe unanimidade no seu país, estando a ser respeitado na União Europeia. Os meios de comunicação social britânicos e internacionais acompanharam o trabalho do chefe de governo no Reino Unido e no plano internacional durante o ano. 

A última vitória aconteceu recentemente com a aprovação na Câmara dos Comuns por larga maioria dos bombardeamentos na Síria contra o Estado Islâmico, tendo novamente dividido os trabalhistas que contam com nova liderança.

Sem comentários:

Share Button