Etiquetas

sábado, 5 de dezembro de 2015

Figuras da Semana

Por cima

David Cameron -  O primeiro-ministro britânico não dorme à sombra da maioria absoluta que conquistou nas legislativas de Maio. O líder dos conservadores conquista vitória atrás de vitória em nome do interesse nacional. A aprovação dos bombardeamentos aéreos na Síria mostra como o poder é utilizado de forma democrática, além de ter conseguido 67 votos de deputados dos trabalhistas, em particular do ministro sombra dos Negócios Estrangeiros, que fez um discurso magnífico na Câmara dos Comuns. 


No Meio

Pedro Passos Coelho/Paulo Portas -  Os dois líderes da oposição não estiveram bem no debate do programa de governo socialista em dois aspectos. Em primeiro lugar a apresentação de uma moção de rejeição reforça a união da esquerda, embora isso não tenha sido explorado. Em segundo a falta de respeito institucional com o novo primeiro-ministro revela mau perder preocupante. Se no caso de Portas já estávamos habituados, a surpresa surgiu do lado de Passos Coelho. A forma como perderam o poder não foi a mais correcta, mas quando se perde também tem que se dar o exemplo. Veremos se a birra continua ou existe alteração de postura, em particular por parte do líder social-democrata.

Em Baixo

Dilma Rousseff - A presidente do Brasil deverá ser sujeita a um processo de impeachment por parte do Congresso dos deputados. Um ano após ter sido reeleita, a chefe de Estado não parou de ser confrontada com manifestações, mas agora a situação é bem mais grave. Uma coisa é certa. O partido à qual ela pertence não se livra do processo Lava Jacto.

Sem comentários:

Share Button