Etiquetas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Republicanos ganham votos no discurso contra a imigração


A imigração tem sido um dos temas fortes da pré-campanha para as presidenciais norte-americanas que se realizam durante o próximo ano. Os republicanos querem profundas alterações, sobretudo aos imigrantes que chegam aos Estados Unidos pelo México. O milionário Donald Trump defende a construção de um muro na fronteira, bem como a expulsão dos imigrantes ilegais. Por seu lado, Ted Cruz pretende aprovar uma lei que não permita aos imigrantes ilegais que foram deportados de voltar aos Estados Unidos. 

As diferenças entre os vários candidatos republicanos mostram que nem tudo é mau no debate da direita. O assunto não está relacionado apenas com os refugiados sírios, mas pela presença dos cubanos e mexicanos no território norte-americano. O discurso dos candidatos identificados começa a ganhar adeptos, mesmo entre aqueles que não votam nos republicanos, o que poderá ser decisivo na eleição geral. Não há dúvida que existe um sentimento de mudança em relação à política de acolhimento nos Estados Unidos. Ou seja, também neste aspecto haverá uma alteração após a eleição presidencial. 

Não é por acaso que os discursos de Donald Trump ganham cada vez mais consistência e adeptos, em particular dos que se sentem afectados pelas medidas de acolhimento. A Europa não é o único local que tem registado mudanças quando se fala dos imigrantes. 

A imigração diferencia mais os republicanos dos democratas do que as matérias relativamente à política externa. 

Sem comentários:

Share Button