terça-feira, 24 de novembro de 2015

Qual é o papel de Sócrates

O antigo primeiro-ministro José Sócrates continua a luta pela sua verdade junto do público e comunicação social, enquanto aguarda pela acusação das autoridades judiciais. De acordo com as notícias a notificação jurídica deverá só acontecer em Setembro de 2016. 

Nas três intervenções públicas desde que terminou a prisão domiciliária, Sócrates age como se fosse líder da oposição, mesmo que deixe cair algumas frases que indicam um apoio a António Costa. Neste momento, a acção de Sócrates tem mais impacto do que a de António Costa, que deverá ocupar o cargo de primeiro-ministro. 

O ex-secretário geral socialista age como se fosse o verdadeiro líder da oposição, tendo em conta o discurso, os banhos de multidão que incluem figuras importantes do Partido Socialista. No almoço de Domingo estiveram Almeida Santos e o secretário-geral da UGT. 

Não acredito que Sócrates queira voltar a ser líder do PS, nem queira candidatar-se ao Palácio de Belém, mas.....

Na eventualidade do governo liderado por António Costa cair no Verão obriga a antecipação das eleições. Se o PS não vencer, mesmo que a direita não tenha novamente maioria absoluta, tem de haver um congresso para definir a liderança. Nessa altura é uma boa oportunidade para Sócrates aparecer. Quem não se lembra de Sílvio Berlusconi e Nicolas Sarkozy que também foram alvos de processos judiciais, mas nunca se furtaram ao debate político partidário e não só. Aliás, os anteriores líderes francês e italiano também optaram por um discurso de vitimização enquanto decorriam processos judiciais. 

O objectivo final de José Sócrates é susceptível de várias leituras porque a imprevisibilidade continua a ser uma das principais características do antigo chefe de governo. 
Share Button