sábado, 7 de novembro de 2015

Figuras da Semana

Por Cima

Jeremy Corbyn - O actual líder do Partido Trabalhista britânico conquistou um importante apoio contra a renovação do programa nuclear Trident. Os nacionalistas e trabalhistas escoceses aprovaram uma resolução no parlamento da Escócia para acabar com o programa. A proposta que passou em Holyrood é mais um motivo para Corbyn continuar a luta em prol da não renovação do Trident, mesmo que cause desconforto junto da bancada trabalhista em Westminster. Aos poucos, o líder trabalhista começa a ganhar argumentos para defender a sua eleição.


No Meio

Acordo à Esquerda - Na semana passada o acordo estava em baixo porque não se conhecia nada. Nesta sobe um degrau porque tivemos a certeza que o BE e o PCP aprovaram as negociações com o Partido Socialista. No entanto, ainda falta os dois rivais da esquerda negociarem um com o outro, mas penso que isso não vai acontecer, já que o acordo não é para quatro anos e não inclui membros dos partidos de esquerda no governo liderado por António Costa, Ou seja, o secretário-geral socialista pretende antecipar as eleições quando perceber a embrulhada em que se meteu porque as negociações não foram feitas a três, mas a dois. Algumas políticas económicas já são conhecidas, como o aumento do salário mínimo. O acordo tem como único objectivo impedir a direita de governar e não criar condições estáveis ao país. Por estas razões, penso que Cavaco Silva vai manter Passos Coelho em gestão.

Em Baixo

Barack Obama - O presidente norte-americano continua a pressionar a Rússia sem estabelecer qualquer contacto diplomático. O modus operandi de Obama contra Putin passa pela constante ameaça e não pelo diálogo natural com uma potência mundial. O líder norte-americano não pode só estabelecer pontes com aqueles que lhe dá mais jeito. Tem de procurar equilíbrio para o mundo com os que não estão sempre do seu lado. O grande problema dos últimos quatros em matéria de política externa foi ter ignorado Moscovo, estando sistematicamente a pressionar o outro bloco.

Sem comentários:

Share Button