sábado, 12 de setembro de 2015

Figuras da Semana

As nossas escolhas da semana são:

Por Cima

Passos Coelho/António Costa - O debate entre os dois principais candidatos a primeiro-ministro foi interessante, decorreu num tom cordial e respeito, sendo que os comentadores atribuíram a vitória ao líder socialista. A forma como o nível da campanha está a ser elevada levou o Presidente da República a elogiar todos os candidatos. Nos confrontos televisivos também se tem visto respeito. O mais importante no que toca aos dois principais candidatos é a dúvida em torno do vencedor. Só no dia 4 de Outubro vamos saber quem será chefe de governo, mesmo que apareçam sondagens a favorecer um ou o outro. 

No Meio

Angela Merkel -  A Alemanha tem tido uma postura positiva no acolhimento dos refugiados que chegam da Síria e passam pela Hungria. A chanceler alemã não assume o mesmo sentimento que Viktor Orban. No entanto, não se percebe esta alteração de comportamento em pouco tempo. Não se lembram da forma como o governo foi exigente em relação à Grécia? Talvez Merkel esteja arrependida e queira agradar à opinião pública internacional. 

Em Baixo

José Sócrates -  O ex-primeiro-ministro fez uma declaração para o Jornal de Notícias no início da semana em que declarou o apoio a António Costa. No debate o secretário-geral fugiu à pergunta da jornalista sobre a mensagem de José Sócrates, o que indica desconforto perante a situação. Costa não pode dizer sim nem não a qualquer missiva que venha da Porta 33 da Rua Abade Faria. Não era isso que Sócrates esperava do seu amigo e líder partidário. O cenário deixa em aberto nova ofensiva de Sócrates numa entrevista televisiva que não deve tardar. Tem até dia 20, data oficial do arranque da campanha eleitoral.

Sem comentários:

Share Button