terça-feira, 25 de agosto de 2015

Joe Biden muda voto de Obama


A campanha democrata para a presidência norte-americana ganhou um novo interesse com a intenção de Joe Biden concorrer à Casa Branca. O vice-presidente de Barack Obama tem feito alguns movimentos nesse sentido. No entanto, Barack Obama sente que o avanço significa uma divisão no partido, bem como no resto do mandato da actual administração. 

O único com capacidade para derrotar Hillary Clinton é Biden, sendo que a primeira-dama agradece um adversário de peso nas primárias, para aferir das suas capacidades quando for a altura do frente a frente com o candidato que vencer as primárias republicanas. Hillary não pode passar para a eleição geral sem ter um teste que lhe obrigue a lutar pela nomeação. 

Não sou daqueles que considera a ex-secretária de Estado norte-americana uma vencedora antecipada, embora não tenha concorrência interna. Clinton seria um corte com a actual administração Obama, enquanto que Biden representa a continuidade. Acho que Obama votaria em Joe Biden. 

No caso de Biden entrar na corrida penso que a escolha de Obama influenciará a escolha dos democratas e depois dos norte-americanos. Na minha opinião, o Presidente não vai esconder as suas opções políticas. Neste momento apoia Hillary Clinton, mas a entrada em cena do seu braço-direito muda tudo. 

Sem comentários:

Share Button