terça-feira, 23 de junho de 2015

Rostos da campanha

O principais partidos britânicos já escolheram os rostos da campanha sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeia. As forças da oposição estão no terreno para prepararem as respectivas estratégias. O UKIP coloca em Nigel Farage a responsabilidade de lutar pela saída do país do clube europeu. Por sua vez, o histórico Alan Johnson encabeça o Partido Trabalhista na luta pela manutenção do Reino Unido. 

Ao mesmo tempo alguns movimentos cívicos organizam-se para defender a sua causa.O debate sobre o referendo vai ser um dos pontos altos da política britânica nos últimos tempos, mais importante que as eleições legislativas porque o escrutínio marca a vida das pessoas e o futuro político do país, independentemente do resultado que se vier a verificar. O voto no SIM ou no NÃO terá consequências para o Reino Unido e a Europa significativos.

O Partido Conservador vai ter como rosto principal nesta campanha o primeiro-ministro, embora sem a ajuda dos restantes membros do governo. A polémica sobre a participação e opiniões pessoais dos ministros tem causado embaraço ao novo executivo. Neste momento, tanto o Labour como o UKIP adiantam-se na defesa das posições que têm para a Europa.

Sem comentários:

Share Button