Etiquetas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

jornada 31


Quando faltam 9 pontos para disputar a questão do título e a luta pela manutenção parecem estar fechados. No entanto, ainda há três lutas interessantes. A do 4º e 6º lugar e a do 16º. 

O Vit.Guimarães aproximou-se do Sp.Braga nestas duas últimas rondas. Neste momento os velhos rivais estão com 5 pontos de diferença. Os bracarenses têm dois jogos em casa, mas defrontam o Sporting em Alvalade. Por seu lado os vimaranenses defrontam o Benfica daqui a duas rondas. Os jogos dos clubes minhotos com os grandes ocorre na 33ª jornada, sendo previsível que os vimaranenses tenham mais dificuldades porque o Benfica pode sagrar-se campeão. Ou então tentar adiar tudo para a última jornada contra o Marítimo. Depende da vontade de Jorge Jesus. É certo que, o 4ºlugar que dá acesso directo à Liga Europa, não fica definido na próxima ronda, não obstante os cinco pontos de diferença tranquilizarem mais os de Braga. 

A luta pelo 6º lugar está ao rubro. A empate do Paços de Ferreira frente aos guerreiros do Minho e a derrota do Belenenses contra o Rio Ave coloca os castores num lugar europeu, com os mesmos pontos do Belenenses e mais um do que o Rio Ave. Na próxima ronda há um decisivo Rio Ave - Paços de Ferreira, que tem de ser aproveitado pelos azuis do Restelo. Caso assim não seja dificilmente conseguirão ganhar pontos na jornada 33 em que recebem o FC Porto. Nessa altura os dragões têm de vencer para sonhar com uma escorregadela dos encarnados em Guimarães. Na teoria os vila condenses têm o calendário mais complicado porque recbem o Paços, vão aos Barreiros e terminam o campeonato com uma recepção ao Sporting. O Nacional está a três pontos do 6º lugar e reentra na luta, tendo pela frente Vit.Guimarães e Paços de Ferreira em casa e uma deslocação ao Bessa.

Por fim, ainda há a questão do 16º lugar que obriga a um jogo com o terceiro classificado da segunda liga. Com Gil Vicente e Penafiel praticamente condenados, cabe a V.Setúbal, Arouca e Académica lutar pela manutenção definitiva no principal escalão. O Boavista ainda pode ser alcançado matematicamente pelos sadinos, mas só necessitam de dois pontos. O próximo desafio entre Arouca e Boavista é mais decisivo para os homens de Pedro Emanuel. Na ronda 33 haverá um decisivo V.Setúbal-Arouca. As três formações não terão vida fácil porque têm de defrontar equipas que ainda lutam por objectivos europeus. V.Setúbal e Académica defrontam Sp.Braga e Vit.Guimarães respectivamente, que ainda deverão estar a lutar pelo 4º lugar, na eventualidade de perderem os confrontos com os grandes na 33. A briosa ainda vai ter medir forças com os "europeus" Belenenses e Paços de Ferreira. O Arouca defronta duas equipas do seu campeonato e o Moreirense. Dois jogos são em casa.

Ainda falta muito para o campeonato estar fechado. Como se vê a jornada 33 é a mais importante de todas. O mais interessante nestas últimas rondas é verificar que os jogos vão ser mais competitivos porque há vários interesses em disputa nos jogos. 

Positivo
Goleada do Benfica ao Gil Vicente, resposta positiva do FC Porto, Sporting em bom momento de forma, confirmação do Boavista na primeira divisão, O profissionalismo de Maxi que deve abandonar o Benfica

Negativo
Troca de palavras entre Jesus e Lopetegui, Penafiel e Gil Vicente sem argumentos para discutirem a sua própria salvação

Jogador da Jornada: Maxi Pereira (Benfica)
Treinador da Jornada: Petit (Boavista)


Sem comentários:

Share Button