Etiquetas

sábado, 2 de maio de 2015

Figuras da Semana

Por Cima

David Cameron/ Ed Miliband - A campanha eleitoral no Reino Unido está ao rubro. Quando entramos na semana das eleições, os dois principais candidatos a primeiro-ministro estão praticamente empatados. As sondagens mostram que Cameron e Miliband só lideram com um ponto de vantagem. Pensava-se que Cameron iria descolar nas últimas semanas, mas isso não aconteceu devido ao valor de Ed Miliband. O problema é que desde o final de 2014 os dois estão empatados tecnicamente. No Reino Unido quem vai decidir a formação de um novo governo são os pequenos partidos. Ao contrário do que costuma acontecer em muitos países, não vai ser a agenda dos partidos tradicionais a determinar o futuro do governo britânico.

No Meio

Atenas - As últimas notícias indicam que Yanis Varoufakis será substituído como ministro das Finanças. Caso isso venha a acontecer significa que o governo liderado por Alexis Tsipras está condenado. Nem é preciso levar uma nega de Bruxelas para perceber que será necessário novas eleições naquele país. A primeira experiência governativa "fora do sistema" tem os dias contados. 

Em Baixo

Greve da TAP - A greve que teve início ontem e dura até 10 de Maio começou mal para o sindicato. Apenas 30% dos pilotos aderiu a uma greve, que também é criticada pela UGT,CGTP e pasme-se, o Partido Comunista. Se o motivo do protesto fosse a privatização ainda seria normal. No entanto, os pilotos querem receber uma verba quando for feita a privatização. O facto da greve ter sido um fiasco logo no primeiro dia funciona a favor do executivo. Duvido que os sindicatos consigam manter o protesto durante os próximos dias. 

Sem comentários:

Share Button