Etiquetas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Obra do engenheiro

As pessoas tinham razão para pedir a substituição de Paulo Bento após o desastre no Mundial 2014.  Após três jogos oficiais e um particular o saldo do engenheiro do Penta é de 4 vitórias, 0 empates e nenhuma derrota, tendo defrontado adversário como a Dinamarca e a Sérvia, em termos oficiais, e a Argentina num particular. O terceiro jogo oficial foi contra a Arménia. Uma equipa de valor semelhante à Albânia que nos venceu no primeiro jogo da fase de apuramento para o Euro 2016 sob o comando de Paulo Bento.

A selecção é outra e nota-se um crescimento positivo. Embora ainda não tenha produzido grandes resultados já se vê os jogadores a meter o pé, correr atrás da bola e a não se remeter totalmente à defesa quando marca o primeiro golo. O que mudou num ano não foi apenas o treinador porque o regresso de algumas caras com qualidade também ajuda. No entanto, o desaparecimento de Ricardo Carvalho, Bosingwa, Tiago e Danny deveu-se ao feitio irascível do antigo seleccionador. 

A vontade de ganhar está bem presente nesta equipa. A formação não joga apenas para o empate e adiar tudo para o play-off, mas assume que quer ser primeira classificada no grupo para entrar no europeu com estatuto de candidato. Há muito tempo que Portugal fazia as contas com o pensamento na possibilidade de jogar um play-off e nunca ambicionava a primeira posição. Com Fernando Santos no leme isso mudou. Existe ambição, vontade e qualidade para vencer em qualquer partida. 

De facto, já não se vê a equipa remetida na sua defesa quando vence uma partida. Agora há mais controlo do jogo e tentativas de marcar o segundo, mas com cabeça. 

Ainda bem que a selecção mudou de rumo. Acredito que a equipa fique mais forte à medida que os jogos passam porque o espírito vai ser construído sob espírito de vitória. Outro aspecto importante é o aparecimento de alguns jogadores, como é o caso de José Fonte. Afinal não há falta de jogadores portugueses. Contudo, o problema do ponta-de-lança mantêm-se. 

Sem comentários:

Share Button