Etiquetas

domingo, 18 de janeiro de 2015

Jornada 17 - fim da primeira volta

A primeira volta do campeonato está concluída. Em 17 jornadas Benfica, FC Porto, Sporting, V.Guimarães e Sp.Braga são as equipas que estão em posição de ir à Europa na próxima temporada. A distância do 5º classificado para o 6º são de cinco pontos, pelo que existe aqui uma diferença de qualidade entre os primeiros cinco e os restantes. É curioso verificar que a grande luta está a fazer-se na segunda metade do campeonato, o que faz-nos pensar sobre a qualidade das equipas nesta prova com 18 equipas. Os primeiros classificados têm tido poucas dificuldades em ultrapassar os seus adversários. Ao longo da primeira volta notou-se um abaixamento de forma do Belenenses, Paços Ferreira e Marítimo. Ao contrário, Estoril e Rio Ave que começaram muito mal por causa da presença na fase de grupos da Liga Europa, neste momento estão mais seguros e em subida de forma. Outro destaque positivo é a campanha do Moreirense que subiu este ano à primeira divisão. 

Em sentido oposto há uma equipa que merece destaque. É normal haver formações mais fortes do que outras, mas a verdade é que não é normal o Gil Vicente só ter conseguido obter uma vitória em 17 jogos. Os gilistas só não estão condenados porque as restantes que lutam pela manutenção também estão muito fracas, tendo perdido muitos jogos. 

Positivo
Grande jogo entre Sporting-Rio Ave, goleada do Benfica na Madeira, Kleber renascido, vitória do Sp.Braga após duas derrotas consecutivas, meio-campo do Moreirense

Negativo
Exibição da Académica em Guimarães e do Marítimo frente ao Benfica, Arouca continua a não conseguir vencer fora de casa.

Jogador da Jornada: Salvio (Benfica)
Treinador da Jornada: José Couceiro (Estoril)
Melhores jogadores do campeonato:
Miguel Rosa (Belenenses), Hassan (Rio Ave), André André (V.Guimarães), Anderson Talisca (Benfica), Salvio (Benfica), Vitor Gomes (Moreirense), Adriano (Gil Vicente)

Sem comentários:

Share Button