Etiquetas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Figura do Ano: Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi a figura do ano uma vez que teve influência directa ou indirecta no grande acontecimento que ocorreu em 2014. A situação política, social e militar responsável pela divisão da Ucrânia esteve sempre sob o controlo de Putin.

As manifestações que tiveram lugar na Praça da Independência em Fevereiro ocorreram devido ao facto do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, não ter assinado um acordo de associação com a União Europeia devido às pressões russas. O que sucedeu a seguir foi uma revolta em Kiev que terminou por colocar no poder os responsáveis políticos pelas manifestações. 

O presidente russo não se ficou e apoiou os movimentos originados na Crimeia e no leste ucraniano. Vladimir Putin fez questão de sublinhar o facto da Crimeia ser novamente parte integrante do território russo. No leste da Ucrânia a situação continua complicada apesar dos acordos de paz assinados entre as várias partes. Em 2015 haverá novos episódios.....

Por causa destas situações a Rússia sofreu sanções económicas por parte dos Estados Unidos e da União Europeia, bem como levou ao isolamento internacional de Moscovo. No entanto, Putin nunca se deixou abater pela aliança EUA-União Europeia. 

A política de Vladimir Putin na Ucrânia é um marco significativo na Europa porque podemos estar perante uma nova possibilidade de ser necessário construir um muro que separe o ocidente do leste. 

Sem comentários:

Share Button