Etiquetas

domingo, 7 de dezembro de 2014

Caos social nos EUA

As manifestações contra as recentes mortes de negros em várias localidades norte-americanas é um embaraço para o presidente Barack Obama. Em termos sociais e políticos esta situação vem na pior altura para o chefe de Estado que continua com a sua popularidade em baixa. 

Em minha opinião Barack Obama faz mal em envolver-se pessoalmente nesta questão. Acho que não devia recordar as questões raciais que existem no país porque isso pode ser uma forma de enfurecer alguns sectores mais conservadores norte-americanos. A luta por mais igualdades neste campo não deve ser um cavalo de batalha do próprio presidente. O que se está a passar tem mais a ver com o uso abusivo da força por parte das autoridades. Ao falar muito sobre este caso, Obama também está a intrometer-se na justiça. 

Percebo que o líder norte-americano tem de arranjar um motivo para sair por cima já que as derrotas políticas têm sido mais do que as vitórias. Não tenho dúvidas que as palavras de Obama têm sido um empurrão para as manifestações que decorrem um pouco por todo o país. 


Sem comentários:

Share Button