Etiquetas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vitória política dos separatistas

As eleições legislativas que decorreram este fim-de-semana em Donetsk e Luhansk são mais um passo rumo à divisão do território ucraniano. Independentemente do reconhecimento por parte da comunidade internacional e de Kiev os separatistas ganharam mais uma vez, tendo obtido o seu melhor resultado no campo político depois de o terem feito militarmente. O mais importante foi o apoio por parte de Moscovo. 

Os próximos passos dos líderes rebeldes passa por transformar as duas regiões com símbolos próprios que lhes garante a autonomia á luz do direito internacional. Para isso basta ter um território, população e poder político. Os dois primeiros aspectos já haviam sido conquistados e o terceiro ganhou força com a realização do acto eleitoral. 

Parece que a guerra no terreno já terminou, pelo menos naquelas duas zonas. Daqui para a frente iremos assistir a um frenesim político que servirá apenas para encher as páginas dos jornais. Na minha opinião a criação dos Estados independentes de Donetsk e Luhansk foram uma resposta russa ao facto da comunidade internacional ter apoiado a autonomia do Kosovo há uns anos atrás. 

Sem comentários:

Share Button