sábado, 6 de setembro de 2014

Figuras da Semana XV

Após ter terminado a temporada de Verão voltamos com as nossas escolhas em relação às figuras da semana:

Por Cima 

Ucrânia - A semana começou ameaças de sanções à Rússia, uma eventual presença de tropas da NATO no leste ucraniano e terminou com um cessar-fogo entre as forças do exército ucraniano e os separatistas pró-russos. Não se sabe durante quanto tempo o acordo vai ser respeitado, mas este é um primeiro passo para haver um caminho tendo em vista as negociações políticas que vão ser mais complicadas do que os combates militares no terreno. O pós cessar-fogo será devidamente analisado, mas para já, cumpre aplaudir o facto do fogo ter sido suspendido temporariamente. 


No Meio 

Face Oculta - Se atendermos às condenações podemos dizer que se tratou de um dia histórico para a justiça. Contudo, o facto dos arguidos recorrerem das decisões pode fazer com que Armando Vara e José Penedos não cheguem a entrar na cadeia. A falta de celeridade processual pode fazer com que a sentença em primeira instância seja um rotundo fracasso. O único que vai dentro, mesmo com recurso a 2ªinstância, é Manuel Godinho porque apanhou 17 anos.


Em Baixo

Ministra da Justiça - Uma vergonha o que se passou com o início do novo mapa judiciário. É normal que haja algumas complicações nos primeiros tempos, mas cabe ao Estado, garantir que esteja tudo pronto para o arranque das reformas. Normalmente as mudanças efectuam-se com alguma antecedência. No entanto, o pior foram as declarações de Paula Teixeira da Cruz que já fiz referência. A governante prometeu mais uma vez "justiça" em outro caso judicial mediático. Ora, quando é que a ministra vai aprender a fazer reformas e não abrir a boca para comentar casos que estão nas mãos do ministério público?


Sem comentários:

Share Button