quarta-feira, 3 de setembro de 2014

António Costa ganha nos apoios

O candidato António Costa recebeu o apoio de Jorge Sampaio, António Almeida Santos, Manuel Alegre e Vera Jardim, quatro históricos socialistas que valem só um voto, mas representam o sentimento da maioria dos dirigentes. Ao não estarem com a actual direcção, os quatro querem passar a mensagem de que não estão contentes com a situação interna no partido, apesar de Seguro ter toda a legitimidade democrática para ser o secretário-geral. O actual líder socialista nunca teve o apoio destes e outros homens que pertencem aos anos de maior sucesso do partido, mas também tiveram um importante papel na democracia portuguesa. Neste lote só falta mesmo Mário Soares que também apoia Costa. 

O ainda presidente da Câmara de Lisboa tem também um importante suporte nestas primárias. A grande maioria dos autarcas também está com Costa e isto significa que muitos socialistas de base vão votar de acordo com o sentido das federações locais. Por seu lado, a única salvação de Seguro parece ser os simpatizantes anónimos que vão participar no acto eleitoral. Entre estes estão muitos apoiantes e militantes dos partidos da direita que desejam ver Seguro no Largo do Rato depois do próximo dia 28.  

A demonstração de Sampaio e dos restantes homens fortes revela que, se Costa não ganhar no final do mês, a instabilidade no PS vai continuar. Pese embora as tradicionais manifestações de respeito democrático que vão ser ouvidas após o fecho dos resultados. 

Sem comentários:

Share Button