Etiquetas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Uma figura incontornável

O Speaker da Câmara dos Comuns, John Bercow, tem sido uma figura incontornável da política britânica nos últimos meses, ganhando mais notoriedade do que o próprio primeiro-ministro, David Cameron e o líder da oposição, Ed Miliband. O presidente dos Comuns tem sido um acérrimo defensor do bom comportamento dos deputados durante os debates, em particular os que contam com a presença do primeiro-ministro. No entanto, as constantes chamadas de atenção fez com que os próprios membros do parlamento tomassem posições contra o Speaker. Quem acompanha as perguntas a David Cameron sabe que o Speaker exagera nas intervenções que tem tido ao longo da última legislatura, sendo que às vezes não é necessário interromper o debate.

A mais recente novela em torno de John Bercow é a sua escolha para escrivã do parlamento britânico. Bercow quer nomear uma assistente que trabalha no parlamento australiano. Esta hipótese tem levantado críticas no Reino Unido, mas também em terras australianas porque a dita assistente não tem conhecimentos profundos do que é o direito constitucional. Mesmo exercendo funções num parlamento. 

É evidente que Bercow pretende protagonismo e mediatização quando lança estes temas para o centro do debate da política britânica. Ao Speaker da Câmara dos Comuns só falta mesmo ser parcial politicamente, porque de resto tem as câmaras centradas em si. Assunção Esteves ao pé de Bercow é uma menina.

Sem comentários:

Share Button