Etiquetas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Laranja cada vez mais mecânica!

A Holanda reservou lugar para defrontar a Argentina nas meias-finais do Mundial,, vencendo a Costa Rica nas grandes penalidades. Krul, lançado estrategicamente por Van Gaal, no minuto 120, foi o herói ao defender 2 penaltis (de Bryan Ruiz e Umana). Depois de um jogo em que os holandeses mesmo sem forçar muito podiam ter goleado com relativa facilidade, desperdiçaram um sem número de oportunidades claras de golo, mas atitude essa que também podia ter hipotecado as hipóteses dos holandeses em fazerem história (perante um adversário tão frágil exigia-se outra intensidade ofensiva, e deixar correr o jogo até à "lotaria" foi um risco que podia ter saído caro). 
A Holanda marca presença nas meias finais pela quinta vez, só tendo sido derrotada uma única vez, em 1998 no mundial de Franca, onde perdeu o aceso a final na marcação das grandes penalidades, contra o Brasil.
Quanto à Costa Rica, sai deste Mundial com o rótulo de uma das maiores sensações de sempre na  história  dos Mundiais. Os ticos optaram por uma estratégia defensiva, com uma linha de 5 em frente a um dos melhores guarda redes deste mundial...Keylor Navas! 
Num pais onde não existe forças armadas, formaram um perfeito exército que não foi batido em jogo jogado com nenhuma das seleções que defrontaram, entre elas 2 campeões do mundo, a Itália e o Uruguai e um 3 vezes finalista, a Holanda!  
Desta vez a postura defensiva foi insuficiente para chegar ao sucesso (os costa-riquenhos tiveram sempre 9 jogadores atrás da linha da bola e só por uma vez, curiosamente foi no minuto 116 e podia ter dado a vitória, testaram Cillessen).
Chegam as meias as 2 grandes seleções da América do Sul e as europeias com que mais mereceram...grandes espectáculos em perspectiva! 
Uma final inteiramente europeia tal como há 4 anos na África do Sul,  contrariando a teoria dos continentes onde se disputa o campeonato! A ver vamos, mas e o meu palpite! 

Texto de Manuel Marques Guedes

Sem comentários:

Share Button