segunda-feira, 2 de junho de 2014

Que futuro para a monarquia espanhola

O Rei Juan Carlos espantou hoje o mundo ao ter abdicado do trono. Os 76 anos, sendo que 39 foram completados na cadeira real, faz com que seja necessário dar um passo em frente e alterar a figura real. Não sou daqueles que considera necessário o Rei ser eterno, isto é, só deixar de ser monarca quando morre. O Rei não tem de ser perpetuar no poder, mesmo que as condições físicas não lhe permitam interpretar esse papel de forma digna. Acho que um Rei ou um Papa devem ter esta atitude quando sentem que já não capazes de exercer a sua função. Foi isso que fizeram Bento XVI e agora Juan Carlos. 

Não vale a pena assistirmos a imagens como aquelas que levaram à "destituição" de João Paulo II. Penso que não faz sentido um monarca ou um papa eternizarem-se no poder e acho que Francisco I também irá abdicar de ser Papa quando achar que não tem condições para tal. 

Interessa discutir o que será a monarquia espanhola com Filipe no poder. De certeza que os espanhóis vão começar a discutir outros regimes porque é nestas alturas que o debate entra em casa das pessoas. Em Espanha ou outro lugar em que o Rei não tenha poderes políticos não faz sentido a manutenção da Casa Real, sendo que é melhor adoptar a República. Ao contrário do que acontece com os Presidentes da República, os Reis não podem intervir nos outros processos gerados pela monarquia, uma vez que a Constituição garante a separação dos poderes. 

Embora Juan Carlos esteja fora do poder, será ele quem vai guiar Filipe nos primeiros tempos. No entanto, como é natural, o poder real espanhol ficará mais fraco e isso vai acontecer não em Madrid, mas nas regiões espanholas que lutam pela independência. No fundo, o poder regional vai distanciar-se de Madrid porque a sucessão monárquica é uma boa oportunidade para alguns abrirem feridas no sistema vigente no país vizinho. 

A Monarquia vai continuar a ser uma realidade em Espanha, mas os poderes que tem sobre a população não vão surtir os mesmos efeitos que tem atingido até ao momento da abdicação do trono por parte do actual Rei.

Sem comentários:

Share Button