quinta-feira, 5 de junho de 2014

A caminho do Maracanã: Grupo D

A caminho do Maracanã analisamos o grupo D que é composto pelo Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália. 

Este é o chamado grupo de morte, um clássico dos mundiais de futebol, no qual três equipas de valor equilibrado por cima têm condições para chegar à 2ªfase. Como devem estar recordados havia uma equipa europeia que iria estar num grupo considerado mais difícil. Essa formação deveria ser a França, mas a FIFA alterou as regras do jogo a meio, tendo a fava cabido à Inglaterra. Se não tivesse havido o tal sorteio para determinar a selecção excluída, em vez de Inglaterra ou Itália tínhamos a França no grupo da morte. Se houvesse justiça e transparência, caberia ao pior classificado do ranking FIFA ficar num mais complicado.

Assim sendo, teremos um Inglaterra-Itália marcado para a primeira jornada deste grupo, já que Uruguai e Costa Rica vão defrontar-se no outro desafio. 

À partida Uruguai, Inglaterra e Itália têm três pontos garantidos decorrentes da provável vitória sobre a Costa Rica. Posto isto, será nos jogos entre os candidatos que se vai decidir este grupo. 

O Uruguai pode ser um problema complicado para as selecções europeias ultrapassarem. Todos conhecemos os problemas do jogo britânico que pode muito bem ser aquilo que os sul-americanos pretendem. A Itália com o seu esquema cínico deverá vencer a Inglaterra e empatar com o Uruguai. Tendo em conta a experiência, sabemos como os italianos estão muito preparados para este tipo de competições, jogando muito com o ritmo de jogo imposto pelos adversários. É neste ponto que a Inglaterra tem desvantagens porque obrigatoriamente vai ter que assumir o jogo contra os italianos e adoptar uma postura mais defensiva frente aos antigos campeões do mundo. O Uruguai gosta de atacar e jogadores como Luis Suarez (que joga em Inglaterra) estão sempre à procura do golo. 

Qualquer destas equipas que deslize contra os costa-riquenhos tem a porta de acesso à 2ªfase fechada. 

3 comentários:

Larissa Bona disse...

Acredito que o jogo Inglaterra x Itália vai ser crucial para determinar quem vai seguir adiante no grupo, pois o mesmo acontecerá condições climáticas extremamente desfavoráveis, especialmente para europeus. O jogo acontecerá em Manaus, em plena selva amazônica, que é uma cidade extremamente úmida e quente. Vai ser um jogo muito difícil e fisicamente extenuante, por conta do calor. Eu aposto que no grupo D, vai para a 2ª fase Uruguai + quem ganhar o jogo em Manaus.

Francisco Castelo Branco disse...

Sim, em Manaus vai ser difícil jogar e Portugal também lá terá de defrontar os EUA. Na última vez que Portugal jogou contra os EUA perdeu por 3-2

Francisco Castelo Branco disse...

O Uruguai tem uma vantagem que referi no texto: tem atacantes que podem decidir jogos e o mesmo não se passa em relação a Itália, e muito menos à selecção inglesa

Share Button