quarta-feira, 4 de junho de 2014

A caminho do Maracanã - Grupo C

A caminho do Mundial vamos agora analisar o grupo C que integra as selecções da Grécia, Colômbia, Japão e Costa do Marfim.

À partida este é um grupo equilibrado porque todas as selecções têm qualidade e capacidade para se apurarem. Ao contrário do que acontece na maioria dos grupos, no C não há um claro favorito. 

A Colômbia tem uma excelente equipa, na qual pontificam Jackson Martinez, Quintero e o ex-portista James Rodríguez. No entanto, falta a presença do goleador Radamel Falcão. Com a presença do atacante a selecção colombiana era de caras o favorito a vencer este grupo. Mas sem o goleador torna tudo mais equilibrado. Mesmo assim os colombianos apresentam neste mundial um bom futebol que pode ser suficiente para ultrapassar equipas defensivas como é a Grécia e o Japão.

A Grécia de Fernando Santos tem qualidade mas é uma incógnita porque o seu futebol varia consoante o adversário que tem pela frente. Não creio que a Colômbia e a Costa do Marfim joguem à defesa. Só durante o torneio é que se pode ver qual o verdadeiro poder desta equipa. O primeiro teste frente à Colômbia é importante para sabermos que Grécia vamos ter no Brasil. 

Entre Costa do Marfim e Japão é impossível prever favoritos. Os africanos e asiáticos estão longe de ter as grandes equipas do passado, mas já conquistaram o respeito porque são presenças habituais neste certame. Tendo em conta que o primeiro jogo é entre estas equipas, a que vencer estará numa posição favorável porque na segunda jornada pode apanhar a selecção derrotada do jogo Colômbia-Grécia. Normalmente, quando se trata de grupos equilibrados a primeira vitória (ou derrota) é fundamental para definir favoritos nos dois jogos seguintes. 

Vai ser interessante analisar os diferentes estilos que estarão presentes neste grupo C. 

Sem comentários:

Share Button