Etiquetas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A caminho do Maracanã - Equipas do grupo A

A caminho do Mundial vamos fazer uma análise a cada um dos grupos, começando pelo Grupo A que integra o Brasil, Croácia, Camarões e México.

Neste grupo o Brasil é claramente favorito, não só porque joga em casa, mas porque tem a melhor equipa e é sempre um dos crónicos candidatos a vencer o torneio. No entanto, há um outro factor importante e que tem a ver com o facto da última conquista da canarinha ter sido pela mão de Luiz Felipe Scolari no Mundial da Coreia e Japão em 2002. Depois disso, as prestações negativas em 2006 e 2010 fazem deste torneio crucial para os brasileiros. O problema é só um: No último mundial realizado em solo brasileiro, a canarinha perdeu a final para o rival Uruguai. No que diz respeito à formação dos grupos, não haverá dificuldade em o Brasil vencer os croatas, mexicanos e africanos. Assim sendo, quem tem mais hipóteses de ser o segundo classificado?

É verdade que existe equilíbrio entre Croácia, Camarões e México bem como representam diferentes estilos futebolísticos. Os Camarões já não são a super-potência africana de outrora e o México quase nunca conseguiu construir boas selecções. Acho que a Croácia tem melhores jogadores e experiência pelo que deverá ocupar o segundo posto do grupo A. Por norma, as selecções europeias que têm jogadores espalhados pelos principais campeonatos do velho continente acabam por beneficiar do ritmo e maturidade competitiva que um campeonato do mundo obriga. 

Sem comentários:

Share Button