Etiquetas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O risco de Seguro se tornar demagogo

António José Seguro surpreende, não pelo sua competência política, mas pelo discurso que roça a demagogia e populismo porque eu não acredito que bem lá no fundo, o líder socialista tenha convicção naquilo que vai dizendo e a comunicação social reproduz com tanto afinco. 

É impensável que um líder partidário desta natureza seja algum dia primeiro-ministro. Os portugueses nunca o vão escolher mesmo que Passos Coelho seja o alvo de todas as críticas. O problema é que Segura nunca será a solução para esse problema. 

Na entrevista ao Expresso diário, Seguro diz que não vai despedir funcionários públicos nem aumentar impostos. Ora, onde é que vimos esta promessa? Em quase todos os políticos que mais tarde vieram a ser chefes de governo. Passos Coelho afirmou que não ia mexer no 12º e 13º salário, por seu lado, Seguro vem dizer que vai fazer tudo ao contrário do que tem sido pelo actual primeiro-ministro. No entanto, o pior é o líder socialista falar como se fosse primeiro-ministro. 

Admiro a honestidade intelectual de António José Seguro, contudo a sua liderança no PS tem sido desastrosa porque cada vez que abre a boca, não só não diz nada de relevante, como está a fazer uma oposição tradicional. 

Este tipo de declarações faz com que as pessoas chamem os políticos de "mentirosos"  e "aldrabões". O político, por vezes, acha que as pessoas não se lembram daquilo que eles disseram, mas a comunicação social faz questão de avivar a memória dos eleitores. As pessoas não são nem mentirosas nem aldrabonas, mas as necessidades eleitorais origina frases soltas, e pior do que isso, não são pensadas e atiradas para o ar com o intuito de fazer uma grande manchete e prejudicar o "rival" que está a ter este tipo de políticas. 

Seguro tem este problema, apenas e só porque quer conquistar o poleiro. Tem toda a legitimidade de o querer, no entanto, primeiro precisa de ganhar credibilidade junto do eleitorado. 

E isso não está a acontecer....

Sem comentários:

Share Button