segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sócrates e José Rodrigues dos Santos: um deles vai desistir

José Rodrigues dos Santos e José Sócrates vão chegar a vias de facto um dia destes. Ontem o ex-primeiro ministro acusou o jornalista de "fazer o papel de advogado do diabo mas de forma pouco inteligente". Por seu lado, JRS considerou que se tratou "de um insulto ao qual não ia responder". No convém não esquecer que Sócrates lembrou ao jornalista que o programa tinha como título "A opinião de José Sócrates". 

A entrada do jornalista para moderar a entrevista foi um erro da RTP porque JRS tem feito um ataque continuado ao antigo PM. Das duas uma, ou JRS está a agir em nome pessoal, ou então, a estação pública arranjou uma forma para colocar o ex líder socialista em xeque. Não sabemos porque razão a RTP mudou de moderador propositadamente, mas uma coisa é certa: a intenção é fazer cair Sócrates. 

Contudo, o antigo PM não quer ser visto como alguém que desiste; por isso é que foi a eleições depois de ter sido o principal responsável pela crise financeira em 2011.Tendo em conta que Sócrates não é homem para cair facilmente, o que temos assistido desde a entrada de JRS é um autêntico debate entre um jornalista e o entrevistado. O que se passou ontem foi um episódio rumo a uma certeza: um dos dois vai desistir porque vai ser impossível continuar com aquele clima de crispação e ataque pessoal. 

Duvido que seja Sócrates o primeiro a abandonar o barco até porque ele acredita piamente naquilo que diz e fez no passado, mas também considero que José Rodrigues dos Santos não deixará de fazer o papel de advogado do diabo porque nota-se que o jornalista está a ter prazer ao colocar Sócrates em riste. Uma coisa é certa, Sócrates está sozinho e ninguém no PS o vai defender até porque ele é uma voz incómoda para o actual líder. Por seu lado, José Rodrigues dos Santos terá o apoio da RTP porque se assim não fosse o jornalista já tinha marchado do programa. 

Por fim, tanto um como o outro estão a prestar um mau serviço público.

2 comentários:

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Não costumo ver debates políticos e ainda menos com Sócrates. Sei que é bastante ardiloso e de raciocínio rápido e fresco. Parece-me que ontem estava a ser bastante apertado.

Francisco Castelo Branco disse...

Eu também não, mas estava com curiosidade para saber como era a relação entre os dois. E parei no momento crucial

Share Button