Etiquetas

domingo, 13 de abril de 2014

Olhar a Semana - Durão Barroso

O ainda presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, está com vontade de voltar a Portugal. Não falo apenas do seu sentimento pessoal mas político. Nas últimas semanas temos vindo a assistir a um regresso de Durão, mas que ainda não é definitivo porque tem de cumprir o mandato na Comissão Europeia até Outubro. No entanto, Durão já está a marcar terreno para não deixar Marcelo Rebelo de Sousa fugir e ser o escolhido do líder do PSD. 

Embora ainda faltem as europeias de Maio e as legislativas de 2015, as presidenciais de 2016 já mexem porque há inúmeros candidatos da Direita e da Esquerda, mas todos eles negaram já negaram essa hipótese. Na minha opinião fazem bem porque ainda falta muito para as próximas presidenciais e tanto o PSD como o PS podem ter diferentes líderes quando for o acto eleitoral. 

Apesar da qualidade técnica e político para estar à frente da presidência da República, o país ainda não esqueceu a forma como Barroso abandonou Portugal e neste aspecto os portugueses não costumam perdoar. Quem honra os compromissos até ao fim tem mais hipóteses de vencer numa segunda tentativa. Em meu entender os últimos aparecimentos públicos de Barroso não estão só relacionados com o facto de estar a terminar o seu mandato em Bruxelas. Acho que há muito tacticismo na forma como o antigo primeiro-ministro tem abordado os problemas do país. Durão Barroso sempre foi um jogador político, talvez até mais do que Santana Lopes, mas o seu ar angélico tapam muitos enigmas. 

O tempo dirá se Barroso é um dos candidatos às primárias da Direita, mas estou convencido que o actual presidente da Comissão Europeia está na mente de Pedro Passos Coelho para suceder a Cavaco Silva em Belém. 

Sem comentários:

Share Button