sábado, 5 de abril de 2014

Bandeira da Venezuela


A bandeira da Venezuela foi sendo alterada ao longo da sua história. 

Em 12 de Março de 1806, o venezuelano Francisco de Miranda içou uma bandeira com estas cores, mas foi em 1811 que o Congresso adoptou o amarelo, azul e encarnado e a 14 de Julho desse foi içada pela primeira vez como sendo oficial. 

A 15 de Julho de 1930 o Congresso decreta a junção do arco com sete estrelas no fundo azul e a 17 de Fevereiro de 1954 foi incorporado o brasão de armas na linha amarela. No entanto, as versões da bandeira com o brasão dizem respeito à Presidência e Forças Armadas.

Em 2006 o presidente Hugo Chavez orden a adição da oitava estrela do arco que se chama "estrela bolívar", em honra do herói da revolução bolívar, Simon Bolívar. O ex líder venezuelano confirma a proposta de Simon em 1817. De acordo com a história, a oitava estrela representa a região de Guayana que terá sido fundamental na luta pela independência do país. Chavez também mudou o brasão de armas do país para cumprir um desejo da sua filha. 

Depois da história, vamos aos significados:

A cor amarela representa o ouro e as restantes riquezas do país

O azul as águas do mar que banham o litoral venezuelano

E como acontece em quase todas as outras bandeiras, o encarnado significa todos aqueles que lutaram pela independência do país.

As sete estrelas representam as todas as províncias venezuelanas.



Sem comentários:

Share Button