sexta-feira, 14 de março de 2014

O homem por detrás do lider

Por detrás de um político está sempre um homem, um ser humano, que tem os mesmos sentimentos e gostos do que o comum dos mortais. A única diferença que separa um líder dos demais é a responsabilidade que tem de executar as suas ideias e o facto das suas decisões implicarem alterações na vida dos outros. É por isto que o comum dos mortais entende que um líder não olha a meios quando pretende atingir um fim. Por exemplo, em matéria de acções militares, os presidentes ou primeiro-ministros são responsáveis pelo destino de milhares de vidas, no entanto, a decisão "política" nunca é fácil e mexe sempre com os sentimentos de quem decide, embora muitas pessoas achem o contrário. 

Não obstante o sentimento em relação a algumas decisões tomadas, há sempre uma personalidade que está na base da decisão. A julgar pelas fotografias, é um facto que George W.Bush e Barack Obama têm atitudes diferentes, mas nenhum deles descarta a possibilidade de resolver uma crise política através do envio de uma força militar. E quem diria que o actual presidente norte-americano é um adepto das selfies e não pode ver uma saia à frente? Pois, a imagem política é totalmente daquela que as câmaras de televisão ou uma objectiva pode captar. 

Na era moderna e da comunicação é importante que um líder saiba passar a mensagem que está integrado na sociedade, que não uma pessoa fechada nos problemas do país ou do mundo e, mais do que isso, é sensível aos problemas reais das pessoas. Quem não tiver estas características não fará parte da história.

Sem comentários:

Share Button