quarta-feira, 26 de março de 2014

Mais uma Proençada de Vítor Pereira

Infelizmente não tenho por hábito escrever sobre nomeações de árbitros para os jogos de futebol, no entanto, o clima que se vive em redor do sector obriga-me a fazer algumas reflexões.

Pedro Proença foi o árbitro do Benfica-FCP de 2011/2012 (fora-de-jogo não marcado a Maicon) e do FCP-Benfica da penúltima jornada da temporada passada (não houve qualquer lance que tivesse influência no resultado). O melhor árbitro português, segundo dizem, acaba de apitar o decisivo Sporting- FC Porto. 

Na base das nomeações deve ser indicado o melhor árbitro para o melhor jogo da jornada, e de facto, o Sp.Braga- Benfica é decisivo tanto para um lado como para o outro. Vencendo em Braga, o Benfica é praticamente campeão porque depois tem mais três jogos em casa e uma deslocação a Arouca antes da viagem ao Dragão. 

Muito se tem falado sobre o facto de Proença não ter apitado nenhum jogo do Benfica esta temporada, e para o fazer, só havia duas hipóteses: ou o jogo em Braga ou o no Dragão. A hipótese de voltar a arbitrar um jogo entre Benfica e FC Porto está afastada por causa dos acontecimentos de há duas temporadas, mas também devido à posição benfiquista em relação a Proença. E neste momento, quem manda no sector....

Não tenho nada contra a nomeação mas o timing é péssimo para o juiz mas também aos dois clubes que lutam por objectivos. Mas não só. Proença vem de um jogo entre Sporting e FCP em que teve influência directa no resultado. Pode ser mau para o juiz que ainda tem fresco na memória a arbitragem do jogo de Alvalade. Tendo em conta que ainda há muitas equipa a lutar por diversos objectivos, e aplicando a máxima de Vitor Pereira que um jogo do título merece a mesma atenção que um jogo em que estão presentes duas equipas que lutam para não descer, o juiz deveria ser protegido e indicado para outro jogo. Eu acho que o actual presidente da comissão de arbitragem da Federação não sabe gerir pessoas e os momentos críticos do campeonato...

Tenho a certeza que se o jogo correr mal do ponto de vista da arbitragem haverá novamente tiroteio e não é nada bom Proença estar novamente envolvido numa luta que não é a sua. Parece que não mas a possível conquista do título pelo Benfica parece estar a incomodar muita gente, não só em relação a este mas também pelo que pode acontecer na próxima temporada. 

As balas estão preparadas e só falta o mínimo erro para o tiroteio começar novamente...


Sem comentários:

Share Button