Etiquetas

quinta-feira, 27 de março de 2014

6 milhões é muito

Ainda faltam três dias para a data estabelecida por Barack Obama para os norte-americanos adiram ao Obamacare. No entanto, em cerca de 309 milhões de habitantes, mais de 6 milhões "compraram" o seguro de saúde mais polémico dos últimos anos. 

É difícil que a implementação deste programa é uma vitória para o presidente, uma vez que foram milhares os problemas em torno da proposta. Desde a ameaça republicana em iniciar uma paralisação que atingisse os serviços públicos norte-americanos até à dificuldade de acesso ao site. Por outro lado, nas propostas políticas deste género há sempre uma vitória, já que o programa vai para frente com mais de 6 milhões de pessoas. Obama pode reclamar para si este louros e esperar que no futuro a utilização do Obamacare seja uma mais-valia para o presidente mas também no que toca à população. O futuro política de Barack Obama não está em causa, mas é importante para si mas também para os democratas que a sua presidência termine da melhor forma, sobretudo em termos internos, porque em relação à política externa a administração tem tido nota positiva. 

Apesar dos prós e contras, acho que o Obamacare irá ser sempre uma meia-vitória. Nunca um falhanço total ou uma vitória completa. Andará ali sempre no meio da questão, o que tendo em conta os todos os problemas pode ser analisada de forma positiva pelos analistas norte-americanos. 

 Ninguém pode acusar o presidente de ter tentado a implementação do Obamacare. Pelo menos, Obama fica com essa marca importante a nível interno. 

Sem comentários:

Share Button