Etiquetas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O mau exemplo dado pela Suiça

A Suiça acaba de dar um mau exemplo à Europa com a aprovação em referendo de um limite à entrada de trabalhadores estrangeiros no país. Não percebo como é que um país cujo desemprego é baixo e a economia está a crescer tem esta atitude xenófoba. Convém não esquecer os atractivos fiscais ao dispor das pessoas. 

O resultado do referendo deve preocupar os portugueses já que são uma das maiores comunidades a viver na Suiça. 

Não sei se os suiços estão a ser influenciados pelos seus vizinhos franceses na questão da imigração. Percebo que tanto franceses como os suiços estejam preocupados com o seu futuro mas fechar barreiras não é a solução, o que a Europa tem de fazer é ajudar a encontrar um balanço entre os países mais ricos e pobres do velho continente. Tendo em conta que a Suiça não está na UE tem todo o direito em fechar as fronteiras, mas isso seria contra o espírito europeu. O que está por detrás desta decisão é egoísmo que se verifica nesta zona da Europa. Os franceses e alemães são a mesma coisa e não há margem de tolerância para os outro países, sobretudo os latinos.

A Suiça pode estar a ajudar à criação de uma Europa Federal em que cada Federação tem as suas regras e ditames políticos. Com o Reino Unido a pensar seriamente optar pelo mesma atitude da Suiça não sei qual será o caminho final desta trapalhada que foi construída sob o joelho. 

Não é só o Euro que está em causa mas também as medidas mais importantes tomadas após o tratado de Maastricht, como foi o caso da livre circulação de pessoas, bens e mercadorias. Na minha opinião é o espaço aberto que faz fluir a economia e crescer a oportunidade de negócios. O excesso de burocracia e regras impedem a realização do negócio e no mundo global em que vivemos tem de haver menos barreiras. Como vai a Suiça continuar a fazer crescer a economia se vai fechar as suas portas? Até porque naquela zona da Europa a principal alavanca da economia são os empresários estrangeiros. 

Sem comentários:

Share Button