sábado, 1 de fevereiro de 2014

Bandeira da Lituânia

A bandeira da Lituânia tem uma rica história que remonta ao século XV. De acordo com os factos históricos as primeiras bandeira do país foram registados no Banderia Protunerum por Jan Duglosz. Durante este século havia duas bandeiras utilizadas por diferentes classes. No entanto, a maioria dos 40 estados do país usava uma bandeira encarnada que se chamava Vytis e foi usada como a bandeira de guerra do país. A bandeira de guerra também era utilizada quando a Lituânia integrou o império russo.

A transformação para o tricolor amarelo, verde e encarnada deu-se em 1918 após alguém sugerir que a ideia foi atribuída aos exilados do país que viviam na Europa mas também nos Estados Unidos. No entanto, foi em 1905 que foi decidido abandonar a bandeira Vytis depois de esta ter sido conotada com a causa comunista e marxista, mas também por ser de costura difícil. 

Não se pense que a decisão em relação às cores da bandeira foi fácil. Em 1917 na conferência de Vilnius foi adoptado a cor verde e encarnada, no entanto ainda faltava escolher mais uma. Foram feitas várias propostas, entre as quais, utilizar o brasão de armas que estava na bandeira Vytis, mas essa pretensão não passou e o amarelo foi aceite para completar o tricolor lituano.

A bandeira da República da Lituânia foi aprovada em 26 de Junho de 1991 mas foi alterada a 8 de Julho de 2004.

O amarelo simboliza a luz, sol e a prosperidade

O verde representa a beleza da natureza, liberdade e esperança. Por seu lado o encarnado retrata o solo, a coragem e o sangue derramado por aqueles que defenderam a pátria. 

Sem comentários:

Share Button