Etiquetas

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Previsões 2014: Aperto de mãos entre Washington e Teerão

Tenho convicção que em 2014 os líderes dos Estados Unidos e do Irão vão voltar a apertar as mãos. O acordo sobre o conflito nuclear irá acalmar as tensões entre os dois regimes e estabilizar uma região. Hassan Rouhani afirmou numa entrevista à CNN que a região precisa de se livrar das armas de destruição massiva, isto numa alusão ao que se passa na Síria. 

Em Damasco o conflito continuará na ordem do dia, embora mais um ano de guerra causará desgaste ao regime de Bashar al-Assad. Obama e o Ocidente não têm que se preocupar mais com o Irão porque Rouhani é um moderado e está aberto ao diálogo com os aliados bem como com outras forças na região que pretendam acabar com o radicalismo presente. 

Há muito que a uma administração norte-americana não tinha uma vitória deste nível o que garante tempo e dedicação para outros assuntos mais complexos. No momento em que Obama e Rouhani apertem as mãos o mundo ficará mais descansado, mas ainda falta o passo decisivo. Será que a iniciativa desta vez é de Teerão?

Sem comentários:

Share Button