quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Quem matou Arafat?

Se o antigo líder palestiniano foi envenenado irá abrir-se uma crise mundial. Pelo menos nas relações entre os Estados Unidos e os países árabes. O possível envenenamento vai criar tensão na região, sobretudo na questão israelo-palestiniana, já que o cessar fogo nunca é uma realidade.

Infelizmente o ex combatente continua vivo entre nós. Isso é mau do ponto de vista politico porque a discussão relativamente à sua morte será tema para início de novo conflito. 

A pergunta que se faz é muito simples. Quem matou Arafat e porquê. Os principais suspeitos são os Estados Unidos e Israel. No entanto, ainda há suspeitos secundários que vão desde alguns inimigos históricos de Arafat provenientes do médio oriente. Não se pense que os adversários do antigo líder da OLP estavam apenas no Ocidente. 

Ao ter lido a biografia do Rei Hussein da Jordânia chego à conclusão que o ex-combatente era odiado por meio mundo, pelo que não fico espantado com as últimas informações. Acredito que o provável envenenamento terá sido uma de muitas tentativas de assassinar Yasser Arafat. 

Sem comentários:

Share Button