Etiquetas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O mundo fica a ganhar com o acordo EUA-Irão

A poucos dias de terminar o prazo para adquirir o Obamacare, o Presidente norte-americano obteve uma vitória internacional muito importante. Depois de ter obrigado o regime de Damasco a entregar o seu arsenal químico, os EUA conseguiram reduzir em parte o enriquecimento urânio iraniano. 

O telefonema de Obama a Rouhani no passado dia 28 de Setembro foi fundamental para que Teerão cedesse na sua tentativa de aumentar a produção nuclear. O fim das negociações em Genebra só foram possíveis graças à personalidade dos dois presidentes. Ambos são moderados e têm como objectivo celebrar a paz. Tenho a certeza que depois do término das negociações, os presidentes dos Estados Unidos e do Irão vão voltar a apertar as mãos, trinta anos depois. 

Se Obama venceu, o mesmo não se pode dizer de Israel. Desta vez, Netanyahu não conseguiu evitar um acordo que apelidou de "erro histórico". É importante realçar o facto dos Estados Unidos por uma vez não se terem influenciado pelos desejos israelitas.

O mundo ficou a ganhar com o acordo alcançado no domingo passado. 

1 comentário:

Pedra do Sertão disse...

Às vezes, tudo isso me cansa! Fico a me perguntar "quantos erros históricos" serão precisos para alguém agir com coerência...O futuro terá uma resposta!

Abraço grande do Pedra

Venha nos visitar de novo: www.pedradosertao.blogspot.com.br

Share Button