Etiquetas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mário Soares sobrevive

O ex-Presidente Mário Soares continua a opinar por tudo e por nada. Se há uns dias  criticou o Presidente da Comissão Europeia o alvo foi novamente Cavaco Silva. Nada de mais não fosse o teor das declarações. Com Mário Soares é sempre assim. O que importa analisar não é o alvo das críticas mas o conteúdo. 

Soares acusou Cavaco de ser partidário. Ora, Cavaco pensava o mesmo de Soares quando o primeiro era chefe de governo. Faz sentido um primeiro-ministro fazer declarações sobre a actuação do Presidente da República em exercício. Era isto que o antigo primeiro-ministro Cavaco Silva fazia ao Presidente da República Mário Soares. 

Nunca é demais escrever que Mário Soares tem um problema que o vai acompanhar até ao resto da sua vida. O ex-Presidente e também ex-primeiro-ministro tem dificuldades em aceitar que o seu tempo já acabou. É sempre importante escutar a opinião de um antigo chefe de Estado e de governo, mas não se pode estar sempre a ajustar contas com o passado. Como já escrevi, aquilo que eu chamo de ressabiamento político é uma característica típica dos socialistas. Além de Soares, também José Sócrates faz uso do seu comentário semanal para que os portugueses lhe peçam desculpa, quando devia ser o contrário. 

Estou convicto que, depois de matarmos as saudades de Soares, vamos ter de aturar os comentários diários de José Sócrates. 

Aqueles que perderam devem escolher sair por cima e nunca estar sujeitos à crítica fácil. Mais uma característica socialista.

1 comentário:

Rural disse...

Júlio Pomar, genial artista, e Paula Rego, também enorme, retrataram dois Presidentes que definem um período histórico de Portugal na perfeição.

É que ao olharmos para o de Mário Soares, a primeira reação do público é levar a mão à cabeça e coçar o coiro cabeludo…provoca alergia.

E ao olharmos para Sampaio, levamos a mão à boca…para esconder o riso.

Os dois artistas lá sabem o que é representar o abstracto e representar o que é muito estranho.

Share Button