Etiquetas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Jornada 2 - Temos leão!

Às segundas feiras, após o fecho de cada jornada haverá um rescaldo. Inauguramos esta rubrica na 2ª jornada, porque a primeira ronda nunca tem motivos de interesse. 

Parece que o leão renasceu e está pronto para voos mais altos, inclusive lutar pelos três primeiros lugares. Jardim acabou com os notáveis e lançou miúdos com qualidade e mais importante do que isso, com vontade de ganhar e defender as cores do Sporting. A limpeza que o actual treinador fez no meio campo leonino está a dar os primeiros frutos e por incrível que pareça os leões entrarão no derby como favoritos, pela primeira vez em muitos anos. Os jovens talentos podem não chegar para ombrear durante a temporada inteira, no entanto sem competições europeias, o treinador leonino pode trabalhar durante a semana inteiro os processos de aprendizagem desta nova fornada. O Sporting está mais ofensivo e tem jogadores de alta qualidade e sobretudo tem um treinador muito competente. 

Se o Sporting está por baixo,o Benfica começou a época em sofrimento. A velha guarda que na época passada perdeu tudo nos descontos parece não ter vontade em vestir a camisola do Benfica. Se são traumas da temporada passada, se é o desgaste em relação ao treinador ou a vontade de rumar a outras paragens, a verdade é que jogadores como Gaitan, Salvio, Ola John, Cardozo e Lima não vão render o mesmo que em épocas anteriores e isso tem-se notado nestas primeiras jornadas. Assim sendo, qual é a solução? Tal como se viu ontem a salvação do treinador está na armada sérvia que esta temporada chegou à Luz. Markovic, Djuricic, Sulejmani, Fejsa e Matic são jovens com qualidade e com vontade de triunfar para mais tarde darem o salto para clubes mais poderosos. Jesus tem aqui um dilema: ou mete a jogar os velhos trapos ou recorre à juventude. Misturar as duas facções não parece ser boa ideia já que enquanto uns não correm outros estão a dar tudo pelo clube. Além do mais, no balneário este Benfica a duas línguas pode trazer complicações para o treinador. De referir que o sector defensivo vai ser o maior problema para a equipa durante a época. Maxi já não serve, Luisão parece não ter pernas, Garay está com a cabeça fora da luz e Cortez parece não ter qualidade. Se a isto acrescentarmos a insegurança de Artur temos o caldo entornado. Não é por acaso que o Benfica já sofreu três golos neste início de época...

Quem parece não ter perdido qualidade é o FCP. A valia dos jogadores é maior com a entrada de Josué, Quintero e Licá, mas a grande contratação foi mesmo Paulo Fonseca. Se nada de anormal acontecer, o treinador do FCP tem o campeonato ganho, até porque os rivais não estão ao nível do dragão. Mas no futebol nada é certo, tudo é relativo...

Uma palavra para o Sp.Braga que parece ter ganho segurança defensiva e qualidade no ataque. Com Jesualdo no banco, os minhotos podem ganhar com a experiência do treinador após a sua passagem pelo FCP. Não estando na Champions, o clube minhoto pode também ter o caminho facilitado no que toca a desgaste físico....Ao contrário do que acontecia com Peseiro, este Braga sabe ter a bola no pé. Cuidado com o Estoril de Marco Silva e o Rio Ave de Nuno Espírito Santo. Ambas as equipas mantiveram a base da última época, acrescentando jogadores de qualidade às suas equipas. No final desta temporada tanto um como o outro podem dar o salto para um grande porque dos quatro favoritos haverá quem não irá cumprir os seus objectivos. 

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

No Porto ou muito me engano ou Quintero vai ser enorme ... Licá já o ano passado mostrou o que vale, vai ser um caso sério. O treinador era como te dizia o outro dia no Facebook está aqui uma equipa num patamar superior às demais, pelo equilibrio do plantel, pelas escolhas para cada lugar. O Sporting tem equipa para lutar com Braga e Benfica pelo segundo lugar numa luta que me parece vai incluir também outras equipas: Rio ave, Marítimo, Estoril e Paços - se despedir rapidamente Costinha ... O primeiro lugar acho que não vai ter grande história infelizmente.

Francisco Castelo Branco disse...

concordo.

O Costinha não tem unhas para conduzir o paços a grandes resultados. Seria melhor concluir em primeiro lugar o curso de treinador.

Share Button