quinta-feira, 25 de julho de 2013

O novo líder Francisco

O Papa Francisco trouxe uma nova mentalidade para a Igreja. Pelo menos conseguiu reaproximar a Igreja do povo. Este Papa tem algumas semelhanças com o João Paulo II, pelo menos os primeiros meses de pontificado assim o determinam. 
Ainda bem que este Papa está a conquistar simpatia e popularidade em todo o mundo. Também é um factor positivo o facto de Francisco quebrar o protocolo para estar mais perto das pessoas, revelando um sinal que a Igreja está aberta a todos, fiéis e não crentes o Papa recebe todos de braços abertos. 
Ao ter este gesto, Francisco está a mostrar aos líderes políticos, sobretudo na Europa, que falta empatia entre os eleitos e os eleitores, no fundo as pessoas protestam porque os eleitos já não contactam com o povo. Longe vão os tempos em que existia uma relação saudável entre os dois pólos e há muito que não se vê um líder no meio da multidão a ser acarinhado, ao invés são recebidos com um enorme coro de assobios. Não se pode pedir mais ao Papa, porque o que ele fez é notável, para além da sua mensagem ser cativante e transmitida de uma forma leve. 

Sem comentários:

Share Button