quarta-feira, 26 de junho de 2013

Carlo, mais uma vítima blanca

Carlo Ancelotti é o novo treinador do Real Madrid, substituindo José Mourinho no comando técnico dos merengues. Após ter sido campeão no PSG, o titulado treinador italiano abraça a sua primeira experiência em Espanha, sendo o segundo treinador daquele país depois de Fabio Capello a ter treinado o clube madridista.  Ancelotti vai com o mesmo desejo dos seus sucessores: fazer do Real um clube dominador no campeonato espanhol e alcançar a 10ª vitória na Liga dos Campeões. O primeiro objectivo foi conseguido em parte por Mourinho que conseguiu quebrar a hegemonia do Barça, tendo ganho um campeonato contra quatro do clube catalão. Na Champions a história é outra, no entanto foi o treinador português que conseguiu levar o Real a duas meias finais da competição mais importante de clubes. 
Em Madrid, Ancelotti vai encontrar os mesmos problemas que o técnico português teve de suportar: a pressão dos media, um público exigente, jogadores que mandam no balneário e uma direcção blanca sem ter uma política desportiva. Por tudo isto, podemos afirmar que Carlo vai ser mais uma vítima da fiesta que se faz dentro do balneário do Real. 
É normal que qualquer treinador ambicione ir para o Real Madrid. Para além do aspecto desportivo, a vertente financeira garante uma reforma dourada, contudo não percebo como é que ainda há treinadores dispostos a arriscar treinar o clube blanco. Isso só é possível com treinadores consagrados que arranjam trabalho em qualquer liga europeia, contudo qualquer dia já nem a vertente financeira é atractiva porque do ponto de vista desportivo a história é sempre a mesma. É interessante que o rival Barcelona opte por uma política diferente e que mesmo um treinador adjunto consiga vencer o campeonato a um técnico consagrado. Em Barcelona o trabalho de base está feito, bastando colocar as peças em campo, na Capital espanhola os milhões gastos não servem para formar uma equipa. 

2 comentários:

Observador disse...

A primeira experiência em Itália, caro Francisco?

Ancelotti não vai para Espanha?

Ou vi mal a coisa?

Francisco Castelo Branco disse...

correcção feita.

Obrigado.

Share Button