Etiquetas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O quem é quem da política: Vítor Gaspar

O Ministro das Finanças é uma personagem curiosa, porque tem apresentado várias facetas que o grande público interpreta das mais variadas formas e feitios. 

Conhecido pelo seu rigor, Gaspar não deixa, no entanto de escapar aqui e ali uma boa dose de humor. Não há dúvida que o Ministro é uma pessoa rigorosa e que gosta de ter tudo em dia. Nota-se isso pelo plano de austeridade que tem vindo a impor aos portugueses, pelo que na sua vida privada não deve ser diferente. A imagem que passa cá para fora é de um enorme controlo sobre os gastos e também uma cuidada gestão do orçamento. Há pessoas que não fazem a mínima ideia do quanto gastam num mês. Gaspar não deve pertencer a esse grupo. 

Por detrás do Ministro rigoroso e exigente, há um ser humano simpático e afável. Das inúmeras aparições públicas, Vítor Gaspar já revelou um enorme sentido de humor na abordagem de alguns temas mais sensíveis. Normalmente um Ministro das Finanças é alguém pouco rigoroso, exigente e algo distante. Gaspar tem as duas primeiras características, o que é bom, mas deixa no ar a ideia que tem também o terceiro aspecto. Contudo algumas tiradas de bom humor fazem pensar o contrário. Outra ideia que passa cá para fora é que o Ministro é uma pessoa segura, sabe o que está a fazer, isto apesar de as políticas orçamentais não estejam a ter grande sucesso. Pode-se dizer que Gaspar não acerta uma previsão económica, no entanto é perfeitamente aceitável que assim seja porque ninguém pode garantir que os números previstos vão ser aqueles. 

O actual Ministro das Finanças é sem dúvida um dos políticos que foi mais vezes objecto de análise, em termos políticos e pessoais. 

Sem comentários:

Share Button