Etiquetas

sábado, 25 de maio de 2013

Eu sou ciumento, logo sou doente mental?

Diz-se por aí que o ciúme vai ser considerado doença mental. Se assim é quase toda a população mundial seria "doente mental". O Ciúme é um dos sentimentos transversal a qualquer pessoa. Normalmente acontece quando se está em fase de pré-namoro, no entanto a fase da relação também não escapa a este sentimento. Há quem considere o ciúme um sentimento negativo, contudo eu acho que se trata de algo positivo, isto porque independentemente da resposta do outro lado, o mais importante é gostarmos de alguém. Esse é o primeiro passo para nos alegrarmos e vivermos felizes, depois tudo acontece. 

O ciúme pode levar à tristeza, a depressões, a sentimentos de solidão ou frustração, pelo que é natural que este seja levado ao extremo de ser considerado uma patologia mental. Contudo, acho que não deve ser levado ao extremo, até porque é uma situação passageira e que com o tempo passa. O que difere de pessoa para pessoa é a forma como se reage. 

Repito que o ciúme deve ser encarado de forma positiva e com a maior naturalidade possível, pelo que não se atribui crédito a quem "sofre" desesperadamente por ciumes, pelo que dou os parabéns aos corajosos que em vez de se esconderem atrás de um sentimento negativo preferem lutar para conquistar a paixão de outrem. 

4 comentários:

Fatyly disse...

Não sei descrever o sentimento do ciúme e nunca considerei o mesmo algo demonstrativo e saudável numa ligação, no amor, na maizade ou no quer que seja em termos de relações humanas. Ao longo da minha vida falei com imensos psiquiatras sobre o tema...não como consulta, mas como meros amigos.

Já não digo do "ciume compulsivo" que é sim um patologia grave, muito grave...e falo do que sei com conhecimento de causa, amei demais o pai das minhas filhas e sofri horrores psicológicos pelo seu ciúme que refiro.

Dei a volta? claro que dei...com um murro na mesa disse basta e divorciei-me. Ele já faleceu...e tudo faz parte do passado, mas conheço casais, pais que fazem distinções entre filhos e netos...e quem sofre é quem está do lado deles...ou delas, porque há mulheres ainda mais "doentes" que homens!

Para mim o ciúme pode ser tudo...menos a demonstração de gostarmos de alguém!

Com respeito, amizade e sobretudo confiança é preciso haver ciume? De todo!

Francisco Castelo Branco disse...

Se temos ciume é porque gostamos de alguém, certo?

Logo isso é um sentimento positivo. O que está em causa não é a resposta.

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Parece que o ciume até é positivo.
Fico feliz quando alguém tem ciume por mim, sinal que valho mais do que penso.
Parece-me que devemos aprender a controlar os nossos ciumes e nunca permitir que eles nos controlem a nós tornando-nos doentes...

Francisco Castelo Branco disse...

concordo perfeitamente.

Share Button