Etiquetas

terça-feira, 14 de maio de 2013

A frustração leva ao anti-benfiquismo

A paixão clubistica leva muitas vezes a que se cometam exageros nomeadamente em relação a violência, quer física quer verbal. Como se sabe há uma enorme rivalidade entre os quatro grandes clubes portugueses, sendo que o Sp.Braga ainda não é um clube com dimensão nacional a nível de adeptos. Estando em disputa o título nacional entre FCP e SLB, os adeptos do Sporting apoiam o clube azul e branco como é óbvio. No entanto, é raro os adeptos benfiquistas torcerem pelo Sporting quando o clube leonino luta com os azuis para o título. Os adeptos do FCP como estão habituados a correr pelo título todos os anos já nem se lembram de quem apoiar entre Benfica e Sporting. A última vez que os dois clubes de Lisboa estiveram na luta pelo título foi em 2005.....

Considerando que nos últimos anos se tem assistido a uma luta entre Benfica e FCP, os adeptos leoninos preferem que seja o rival do Norte a vencer o campeonato em detrimento do clube da Luz. No entanto, festejar vitórias alheias apenas por ódio ao clube da Luz não me parece correcto nem saudável, ainda para mais num momento em que o clube de Alvalade registou a pior classificação de sempre ao não se apurar para as competições europeias e tendo a participação na fase de grupos da taça da liga em risco, é no mínimo estranho, roçando o rídiculo. Eu percebo que muitos sportinguistas sofram com o facto de o seu clube não ganhar nada há vários anos e estando em risco de acabar. Contudo, a frustração não pode ser sempre virada para o eterno rival, porque se isso acontece é porque lhe estão a dar a grandeza que o clube da Luz merece. Os sportinguistas deviam primeiro arrumar a casa e só depois saltar com as vitórias do FCP contra o Benfica. Esta atitude só mostra o quão FCP e Sporting estão ligados e como o clube leonino se submete à vontade azul e branca. Ninguém me tira da memória a forma como João Moutinho foi para o Dragão, hoje o ex capitão é uma pedra fundamental no onze portista. 

Este anti-benfiquismo que se verifica é apenas resultado da frustração sentida pela falta de títulos que o clube de Alvalade sente. Nem a Taça da Liga conseguem ganhar...

6 comentários:

Observador disse...

Só gente mesquinha e com alguma dose de alienação mental, ataca quem quer que seja com a sua própria casa em estado de sítio.

Não defendo o anti-qualquer coisa apenas porque sim. Muito menos sendo usado como arma de arremesso num sentido em que não tem cabimento.

O Sporting, clube, continua a ser vítima de pessoas que não tendo juizo nem credibilidade, dão tiros nos pés, pensando visar o vizinho do lado.
Que no presente é superior em todos os aspectos.
Raivinha de dentes é própria das crianças que não têm idade para pensar.

Ou um título no futsal dá direito a se colocarem em bicos de pés?

AC disse...

Não tenha tantas certezas, caro FCB...
Ou então, a dar crédito ao seu raciocínio, temos de concluir que os adeptos de todos os clubes de Portugal, exceptuando, evidentemente os benfiquistas, não passam de uma triste multidão de frustrados... Pelo menos a avaliar pelas reacções que se puderam observar/escutar no pós FCP-SLB de sábado passado... É que foram esmagadoras, demasiado expressivas e choveram de todo o lado as reacções de contentamento contido ou extrovertido pelo resultado, por parte de todo o universo dos adeptos portugueses e não só dos sportinguistas... Ouvi muito falar em arrogância, em foguetes antes da festa, em menosprezo pelos adversários por parte do universo benfiquista!... Isso diz-lhe alguma coisa, merecerá sequer que pense nisso ou serão apenas disfarces dos tais sportinguistas frustrados?...

Observador disse...

Caro AC
"Ouvi muito falar em arrogância, em foguetes antes da festa, em menosprezo pelos adversários por parte do universo benfiquista!"

Ouviu mesmo? Acredita numa coisa dessas? Eu não.

Os comentários de frustrados passam ao lado, sem direito a ver bom futebol.
Por enquanto.

Pedro Coimbra disse...

Francisco,
O anti seja o que for é pura estupidez.
Devemos definir-nos pela positiva, não pela negativa.
Eu sou portista.
E hoje vou estar a torcer pela vitória do Benfica em Amesterdão.
Nem outra coisa faria sentido.

francisoc disse...

Caro Pedro

Concordo consigo. O anti é demasiado mau.

Também torci pelo FCP nas finais europeias.

Francisco Castelo Branco disse...

Caro Pedro

Concordo consigo. O anti é demasiado mau.

Também torci pelo FCP nas finais europeias.

Share Button