Etiquetas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Porque é que o facebook é importante nas nossas vidas

As redes sociais têm um papel importante na nossa vida. Antes do aparecimento do facebook, twitter, blogues e outros serviços ninguém sabia nada sobre a vida das outras pessoas. 
Hoje isso já é possível graças a estes instrumentos. A utilização destas ferramentas surge precisamente para não desligarmos nem perder o contacto com os outros. Ao contrário do dia-a-dia onde nos relacionamos com um número pequeno de pessoas, é possível através do Facebook acompanhar o historial dessa pessoa. 

A introdução de fotografias, a definição de aspectos pessoais bem como a criação de grupos permitem criar uma rede virtual que nos permite mais facilmente chegar aos outros. Conhecer alguém porque viu a fotografia no facebook no grupo x ou y é o mais normal. Ao contrário do que se possa pensar, o facebook não é nenhum vício nem especializado para pessoas mais isoladas. Através desta ferramenta conseguimos estar ligados a várias pessoas e aos seus momentos importantes, já que é cada vez mais frequente partilhar os sentimentos com o nosso círculo. A Sociedade de hoje precisa do facebook, porque com horários cada vez mais incertos, sentimentos diversos e uma necessidade de sentir acompanhado quando se está fisicamente só, fazem desta rede social um instrumento precioso. 

As pessoas precisam de construir a sua rede, é disso que vivem: das relações. Apesar de virtualmente, o facebook acaba também por funcionar como um espaço sentimental. Quem é que na primeira vez que se "zangou" com alguém, a primeira coisa que lhe apeteceu fazer foi apagar o perfil da outra pessoa do mural? Em vez de apagar o número de telefone.......

Não estamos condenados a viver dependentes do facebook para nos relacionarmos, no entanto este permite que a nossa rede de contactos se alargue, bem como se torne mais fácil a interacção. Por estes motivos acredito que as redes sociais como o facebook, o twitter, o linkedin e os blogues em certa medida irão perdurar durante muito tempo e serão o principal veículo de transmissão e partilha desta geração, sob todos os aspectos. 

4 comentários:

Observador disse...

Como em tudo, as redes sociais são o que se pode chamar 'um pau de dois bicos'.

Vantagens e inconvenientes.
Nas primeiras, o facto de se conhecerem pessoas, de exercer um convívio sadio, até de reencontrar gente que há muito não víamos.

Nos segundos, o mal que existe em toda a internet. Tudo o que registamos fica arquivado. Para o bem mas, sobretudo, para o mal.

Não me choca a existência do falado Facebook. Preocupa-me, e muito, o mau aproveitamento que é visível em muitas situações.

francisoc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivi disse...

Blog muito interessante com temas muito importantes da actualidade.
Vou ficar por aqui e seguir.
Vivi
http://esquecimedeviver.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Já apaguei meu perfil do Facebook faz tempo. Rede social de lixo, que veta o direito de expressão de quem realmente nos interessa. E mais, esse site não me deixa falta nem um pouco, pois é besuntado de idiotices sem sentido: fotos de gatos, cachorro, memes do "South America Memes", e outras merdas.

Share Button