Etiquetas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Ideias Políticas XX: Os consensos Políticos

Por força da reforma do Estado fala-se muito em consenso político. O que releva nesta questão é saber qual  o melhor caminho para que a democracia funcione em pleno. 
O acordo entre os partidos políticos é fundamental para o desenvolvimento do bem comum. Encontrar a melhor solução dentro das várias propostas apresentadas é o caminho que agrada a todos. A contribuição de mais ideias vai sempre valorizar o colectivo, objectivo final. No entanto, o consenso político acaba com um dos valores mais importantes democráticas e por qual muitos lutaram durante anos: o princípio do contraditório. Sem debate não há uma alternativa, não havendo alternativa não estamos perante uma verdadeira democracia.  É saudável que haja debate, discussão das ideias, alternativas às propostas apresentadas bem como possibilidade de escolher a ideologia que nos faz mais sentido. 

Falar em consenso numa democracia parece-me arriscado, contudo acho que em situações de emergência nacional deve existir um entendimento em relação a certas matérias. Consenso não significa concordar com tudo, mas colocar o interesse nacional acima dos interesses partidários ou individuais. Não se deve negar uma proposta colectiva só porque no campo partidário se perdeu a oportunidade de brilhar. À primeira vista pode parecer que não há para o exterior, mas nos bastidores a discussão é imensa. O que se pretende ao procurar um consenso político entre forças governamentais e da oposição é que haja um compromisso final das duas partes independentemente do agrado ou não das propostas finais. Se for para bem do país que se aceite, ainda que seja contrário a certos valores e príncipios defendidos pelos partidos. Se o partidos estão ao serviço do país e das pessoas devem pensar em primeiro lugar no interesse nacional. 

Sou a favor de um consenso político alargado não só às forças partidárias mas também a importantes sectores da sociedade. Num momento de crise que atravessamos é relevante procurar em conjunto qual o melhor caminho para o país. Defendo um consenso mas com debate de ideias e apresentação de propostas, sendo que no final haja o tal compromisso fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade.  

Sem comentários:

Share Button